domingo, 11 de dezembro de 2022

Desafio World Cup Literário - Fase 5 (Resultados)

 Olá!

 E estes são os resultados do World Cup Literário - Fase 5.

 Agora piorou muito! Mesmo sendo poucos livros, eu tive necessidade de tentar procurar obras antigas, que já tivesse lido.
 Mas consegui, de algum modo, terminar essa fase.
 

 Fase 5:
 09/12: Croácia - Brasil (4-1; Vence Croácia)

 Livro Estrangeiro.

Ela e o Gato, de Makoto Shinkai e Naruki Nagakawa


 Sinopse:

 O romance japonês que já conquistou milhares de leitores.

 É primavera, mas o dia amanheceu chuvoso. Miyu, uma rapariga que vive sozinha na grande cidade, encontra um gato enroscado numa caixa de cartão e leva-o para casa. Ela tem dificuldade em expressar o que sente. Ele, que pensava ter de ficar na rua, observa agora as rotinas de Miyu. Juntos, ela e Chobi, o gato - o narrador que inaugura esta história - vão abrir os seus corações e as suas vidas a outros seres, ao mundo lá fora.

 À de Miyu e Chobi, vão juntar-se outras três histórias - em que ouvimos a voz das protagonistas e dos seus gatos - entrelaçadas numa delicada tapeçaria. Este é um romance sobre a fragilidade da existência e a solidão e, mais que tudo, um livro que nos mostra como mesmo nos momentos mais difíceis, quando a esperança nos parece abandonar, continuamos profundamente ligados ao mundo que nos rodeia - muitas vezes de formas que não poderíamos imaginar.

 Opinião: Para quem gosta de gatos, esse livro é indicado!

 09/10: Países Baixos - Argentina (3-4; Vence Argentina)

 Livro Lusófono.

A Asa da Consequência, de Hélder Martins


 Sinopse:

 Nos recônditos, esquemas são acicatados pelos fiapos de sombra que estilhaçam a luz. E dos céus, chovem penas ao juízo de um homem tido como correto.

 De um outro lado, Helzar e os companheiros prosseguem numa jornada, a partir de rabiscos estudados por terras, rumo a um porto. No entanto, a consciência encontra-os e com ela, a realidade dos obstáculos que deturpam a necessidade da sua demanda.

 Na ilusão da paz, os poleiros ameaçam cair pela primeira vez em Tellargya e o mar é observado agora como uma possibilidade a um propósito justificado.

 Decisões pedem para serem tomadas e com elas a incógnita que os irá caracterizar.

 Opinião: Se gostam de fantasia, esta obra é uma boa sugestão de leitura.

 10/12: Marrocos - Portugal (1-0; Vence Marrocos)    
 
 Sem menção de livro.

 20/12: Inglaterra - França (1-2; Vence França) 

 Livro Lusófono.

Catarina... A Filha do Vento, de Maria Muna


Sinopse:

 Catarina… A Filha do Vento dá-nos a conhecer a história de vida de Catarina, que, como tantas outras Catarinas neste nosso Mundo, por ter nascido do vento, desceu ao mais profundo da dor, tendo renascido, qual Fénix, pelo poder regenerador e mágico do Amor.

 Uma leitura que nos absorve, que nos toca fundo e que nos alerta para, como advogou Miguel Torga, “A vida afetiva é a única que vale a pena. A outra apenas serve para organizar na consciência o processo da inutilidade de tudo”.

 Opinião: Uma obra interessante e muito linda que nos leva ao passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário