Olá!
E estes são os resultados do World Cup Literário - Fase 5.
Agora piorou muito! Mesmo sendo poucos livros, eu tive necessidade de tentar procurar obras antigas, que já tivesse lido.
Mas consegui, de algum modo, terminar essa fase.
Fase 5:
09/12: Croácia - Brasil (4-1; Vence Croácia)
Livro Estrangeiro.
Ela e o Gato, de Makoto Shinkai e Naruki Nagakawa
Sinopse:
O romance japonês que já conquistou milhares de leitores.
É primavera, mas o dia amanheceu chuvoso. Miyu, uma rapariga que vive sozinha na grande cidade, encontra um gato enroscado numa caixa de cartão e leva-o para casa. Ela tem dificuldade em expressar o que sente. Ele, que pensava ter de ficar na rua, observa agora as rotinas de Miyu. Juntos, ela e Chobi, o gato - o narrador que inaugura esta história - vão abrir os seus corações e as suas vidas a outros seres, ao mundo lá fora.
À de Miyu e Chobi, vão juntar-se outras três histórias - em que ouvimos a voz das protagonistas e dos seus gatos - entrelaçadas numa delicada tapeçaria. Este é um romance sobre a fragilidade da existência e a solidão e, mais que tudo, um livro que nos mostra como mesmo nos momentos mais difíceis, quando a esperança nos parece abandonar, continuamos profundamente ligados ao mundo que nos rodeia - muitas vezes de formas que não poderíamos imaginar.
Opinião: Para quem gosta de gatos, esse livro é indicado!
09/10: Países Baixos - Argentina (3-4; Vence Argentina)
Livro Lusófono.
A Asa da Consequência, de Hélder Martins
Sinopse:
De um outro lado, Helzar e os companheiros prosseguem numa jornada, a partir de rabiscos estudados por terras, rumo a um porto. No entanto, a consciência encontra-os e com ela, a realidade dos obstáculos que deturpam a necessidade da sua demanda.
Na ilusão da paz, os poleiros ameaçam cair pela primeira vez em Tellargya e o mar é observado agora como uma possibilidade a um propósito justificado.
Decisões pedem para serem tomadas e com elas a incógnita que os irá caracterizar.
Opinião: Se gostam de fantasia, esta obra é uma boa sugestão de leitura.
10/12: Marrocos - Portugal (1-0; Vence Marrocos)
Sem menção de livro.
20/12: Inglaterra - França (1-2; Vence França)
Livro Lusófono.
Catarina... A Filha do Vento, de Maria Muna
Sinopse:
Uma leitura que nos absorve, que nos toca fundo e que nos alerta para, como advogou Miguel Torga, “A vida afetiva é a única que vale a pena. A outra apenas serve para organizar na consciência o processo da inutilidade de tudo”.
Opinião: Uma obra interessante e muito linda que nos leva ao passado.
Sem comentários:
Enviar um comentário