sábado, 3 de dezembro de 2022

Desafio World Cup Literário - Fase 3 (Resultados)

 Olá!
 E estes são os resultados do World Cup Literário - Fase 3.

 Foi muito mais complicado pensar em obras, mas aqui estão elas.

 Penso que o nível de dificuldade será bem maior na Fase 4. Essa vai ser a mais complicada. Tenho mais opções de livros estrangeiros e não tanto de lusófonos, no entanto não fiz apostas para pensar que ia perder, até porque esta World Cup está a ser uma surpresa.

 Vamos aos resultados desta Fase 3!
 

 Fase 3:
 29/11: Países Baixos - Qatar (2-0; Vence Países Baixos)
 
 Livro Lusófono.

Cancioneiros Medievais (Cantigas de Amigo e de Amor)

Conteúdo:

 É um género medieval de poesia em português. Bem antigo.

 Opinião: Li alguns poemas e gostei bastante.

 29/11: Equador - Senegal (1-2; Vence Senegal)

 Livro Estrangeiro.

Ligados Pela Honra, de Cora Reilly


Sinopse:

 Nascida em uma das principais famílias da máfia de Chicago, Aria Scuderi luta para encontrar seu próprio caminho em um mundo onde não há escolhas. Aos quinze anos, ela foi escolhida para ser a aliança que uniria duas das maiores máfias americanas, casando-se com ninguém menos que 'o vice', Luca Vitiello, o próximo capo da máfia de Nova Iorque. Agora, aos dezoito, o dia que ela mais temia se aproxima: o do seu casamento. Apesar da fama que seu futuro marido carrega, e do medo que ele causa nela, Aria sabia que não tinha escapatória, e teria não só que se casar com um homem implacável, como que conviver com pessoas que até bem pouco tempo eram inimigas declaradas de sua família. Mas o jeito de predador alfa de Luca provoca nela um conflito interno; sentimentos novos; desejos sensuais e uma grande dúvida: seria aquele homem conhecido por não ter um coração capaz de amar?

 Opinião: Este livro é péssimo. Não gostei em nada. Não tem muita história e é fraca em enredo.

 29/11: País de Gales - Inglaterra (0-3; Vence Inglaterra)

 Livro Lusófono.

Humus, de Raul Brandão


Sinopse:

 Publicado pela primeira vez em 1917, Húmus, a obraprima de Raul Brandão, é um misto de diário, feito de visões e reflexões metafísicas, e de ficção simbólica, onde se alternam dois monólogos interiores em fragmentos datados ao longo de cerca de um ano — o monólogo do autor/narrador, na primeira pessoa, e o de um filósofo lunático, alter ego do autor, apodado de Gabiru. Escrito num estilo poderosamente original e de uma modernidade impressionante, Húmus explora a contradição entre o mundo aparente e o autêntico, onde se descobrem monstruosidades não sonhadas.

 Opinião: É um clássico português interessante. Gostei, dá para passar um bom tempo.

 29/11: Irão - USA (0-1; Vence Estados Unidos)

 Livro Estrangeiro.

Stardust, de Neil Gaiman


Sinopse:

 Tristran ama a jovem mais bela do vilarejo de Muralha. Para ser correspondido, ele atende aos caprichos da moça e lhe faz uma promessa quase impossível de cumprir. Uma estrela cadente que ambos veem cair do céu valerá a mão de Vitória em casamento.
 A determinação de trazer a estrela para o vilarejo fará com que o rapaz burle todas as regras e siga para a Terra Encantada, onde supostamente a estrela está. Então, Tristran se vê cercado por piratas voadores, gnomos guerreiros, bruxas esquisitas e sedentas por beleza e princesas do mal. Um mundo de magia está diante dele e tem início um conto de fadas surpreendente e nada convencional.
 Neste lugar, os caminhos podem ser belos e sombrios, tristes e alegres, suspeitos e óbvios, mas sempre cheios de segredos. E todos, não só Tristran, estão em busca daquela que parece guardar a solução para todos os problemas do reino mágico. Acontece que a estrela está triste e sem esperança. O maior desafio do jovem apaixonado, então, será fazer a estrela brilhar novamente.
 Eis a trama do conto de fadas moderno O mistério da estrela - Stardust, do cultuado escritor e quadrinista inglês Neil Gaiman, autor do premiado juvenil Coraline e do infantil Os lobos dentro das paredes. A publicação recupera o texto em prosa que deu origem à famosa história em quadrinhos, que chegou às telas do cinema em 2007, com estrelas como Claire Danes, Michelle Pfeiffer, Robert De Niro e Sienna Miller no elenco.

 Opinião: Adorei este livro, igual à versão cinematográfica.

 30/11: Polónia - Argentina (0-2; Vence Argentina)

 Livro Lusófono.

Crónica de D. João I, de Fernão Lopes

 Opinião: É uma obra que li na escola. Só para se perceber que já está a tornar-se complicado.

 30/11: Arábia Saudita - México (1-2; Vence México)

 Livro Estrangeiro.
Não Abras Este Livro, de Andy Lee


Sinopse:

 Destinado a tornar-se o livro favorito de todas as famílias, Não Abras Este Livro foi criado pela celebridade australiana, Andy Lee. Comediante, ator, músico e colaborador regular de rádio, escreveu o seu primeiro livro por ocasião do primeiro aniversário do sobrinho, George, mas assim que tentou imprimir uma cópia, foi-lhe imediatamente proposta a publicação.

 As ilustrações fortes e vibrantes captam desde a primeira página. Não Abras Este Livro é interpretado por um personagem cheio de humor, que implora aos leitores que não virem a página.

 Hilariante e cativante, do início ao fim, para leitores de todas as idades.

 Opinião: É muito hilariante.

 30/11: Tunísia - França (1-0; Vence Tunísia)

 Livro Estrangeiro.
2030, de Mauro F. Guillen


 Sinopse:

   Eleito um dos melhores livros do ano pelo Financial Times, 2030 é uma viagem ao fim do mundo tal como o conhecemos.

 Opinião: Como estamos em época de "corda no pescoço", este livro é uma boa leitura.

 30/11: Austrália - Dinamarca (1-0; Vence Austrália)

 Livro Lusófono.
Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto


Sinopse:

 A narrativa de Fernão Mendes Pinto entrelaça de forma admirável a ficção e a realidade. Este clássico da nossa literatura é uma história que junta o melhor do século XVI: piratas, paisagens exóticas, naufrágios, tesouros… e muita aventura!
 Não deixes de ler as incríveis viagens de António de Faria por mares desconhecidos e lugares extraordinários, nas quais nem sempre as coisas são aquilo que parecem!
 A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.

 Opinião: É uma obra um pouco maçante.

 01/12: Japão - Espanha (2-1; Vence Japão)

 Livro Estrangeiro.

Espere Por Mim, de Mariana Zapata


Sinopse:

 Se alguém já disse alguma vez que ser adulto é fácil, não é um adulto há tempo suficiente. Diana Casillas admite: durante metade do tempo, ela não sabe o que diabos está fazendo. Ter conseguido passar pelos últimos dois anos sem matar alguém não foi nada menos que um milagre. Ser adulta não deveria ser tão difícil assim. Com uma casa nova, dois garotinhos que herdou da maneira mais dolorosa possível, um cachorro gigante, um emprego que ela geralmente adora, mais família que o suficiente, e amigos, ela tem quase tudo que poderia pedir. Exceto um namorado. Ou marido. Mas quem precisa de um ou de outro? Top 10 mais vendidos da Amazon Finalista do Goodreads Choice Awards 2017 na categoria Romance.

 Opinião: É um bom livro!

 01/12: Costa Rica - Alemanha (2-4 ; Vence Alemanha)

 Livro Lusófono.

Cantigas de Santa Maria, de Rei Afonso X

 Opinião: Eu li para a escola e até que gostei.

 01/12: Croácia - Bélgica (0-0 ; Empate)

 Livro Escolhido: Estrangeiro.

Corrupt, de Penelope Douglas



Sinopse:

 Erika
 Sempre me disseram que os sonhos eram os desejos do nosso coração. Meus pesadelos, no entanto, acabaram se tornando minha obsessão.
 O nome dele é Michael Crist.
 O irmão mais velho do meu namorado se parece com aquele tipo de filme de terror, onde você cobre o rosto com as mãos, mas espia por entre os dedos. Ele é lindo, forte, e totalmente assustador. Sendo uma estrela do basquete profissional, assim como foi no time da faculdade, ele estava mais preocupado com a sujeira em sua sola de sapato do que comigo.

 Mas eu o notei.
 Eu o vi e ouvi. Todas as coisas que fez, as façanhas... Por anos, apenas roí minhas unhas, incapaz de afastar o meu olhar.

 Agora estava recém-formada no ensino médio e a caminho da faculdade, mas nem assim deixei de observar Michael. Ele é mau, e toda as coisas ruins que vi já não podem permanecer apenas em minha mente.
 Porque ele finalmente percebeu minha existência.

 Michael
 O nome dela é Erika Fane, mas todos a chamam de Rika.
 A namorada do meu irmão sempre frequentou minha casa, desde criança, e sua presença era constante à mesa do jantar. Todas as vezes que eu entrava na sala, ela abaixava o olhar, e mantinha-se imóvel quando eu me aproximava.
 Sempre pude detectar o medo que a rodeava, e mesmo que nunca tenha possuído seu corpo, eu sabia que possuía sua mente. E aquilo era tudo o que eu queria, de qualquer forma.
 Até que meu irmão se alistou no serviço militar, deixando Rika sozinha na universidade.
 Na minha cidade.

 Desprotegida.

 A oportunidade era boa demais para ser verdade, assim como o momento. Porque, sabe... três anos atrás ela colocou alguns dos meus amigos do colégio na cadeia, e agora eles estavam em liberdade.
Nós esperamos. Fomos pacientes. E agora... cada um de seus pesadelos se tornaria realidade.

 Corrupt, é um romance ÚNICO com final próprio. Adequado para maiores de 18 anos.

 Opinião: Pensei que fosse algo mais policial pela capa e fui enganada.

 01/12: Canadá - Marrocos (1-2; Vence Marrocos)

 Livro Lusófono.

Eurico, o Presbitero, de Alexandre Herculano


Sinopse:

 Eurico, o Presbítero, considerado pelo próprio autor uma «crónica-poema, lenda ou o que quer que seja», narra a história do amor impossível de Hermengarda e Eurico. Na Espanha visigótica do século VIII, Eurico, que outrora reprimira rebeliões na Cantábria, entrega-se ao sacerdócio por não poder desposar Hermengarda, a irmã de Pelágio, fundador do reino das Astúrias. Contudo, quando vê a sua pátria e a sua religião ameaçadas, Eurico volta a vestir a pele de guerreiro e converte-se no valoroso e enigmático Cavaleiro Negro, combatendo heroicamente os mouros e conquistando a admiração dos Visigodos.

 Constituindo uma obra única do Romantismo português, Eurico, o Presbítero aborda ainda o problema ético-religioso do celibato.

 Opinião: Li na escola e gostei, mesmo pensando que não.

 02/12: Camarões - Brasil (0-1; Vence Camarões)

 Livro Estrangeiro.

O Paciente, de Jasper DeWitt


Sinopse:

 Os nossos receios mais profundos e as nossas recordações mais dolorosas são o que o alimenta.

 Numa série de publicações online, Parker H., um jovem e ambicioso psiquiatra, relata o seu terrível trabalho num hospital psiquiátrico e o seu esforço para curar um paciente desconcertante e muito perigoso: um homem de 40 anos que está internado desde os 6. Trata-se do caso mais difícil da instituição, pois o paciente não tem diagnóstico conhecido, e os seus sintomas parecem evoluir com o tempo. Cada pessoa que tentou tratá-lo foi levada à loucura ou ao suicídio.

 Desesperados e temerosos, os diretores do hospital mantêm-no rigidamente confinado e permitem apenas o contacto indispensável com a equipa para a segurança de todos, convencidos de que libertá-lo representaria uma séria ameaça para a sociedade.

 Parker assume a responsabilidade de descobrir o que aflige esse paciente misterioso, com o objetivo de o curar. Mas as coisas fogem ao seu controlo desde o primeiro encontro. E, diante de uma possibilidade inimaginável, Parker é forçado a questionar tudo aquilo em que julgava acreditar.

 Opinião: É uma obra interessante. Gostei do enredo do autor.

 02/12: Sérvia - Suíça (2-3; Vence Suiça)

 Livro Lusófono.

Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo

 Opinião: Trata-se de uma obra de poesia. Um clássico da literatura brasileira. Eu gostei dos poemas. São reflexivos.

 02/12: Coreia do Sul - Portugal (2-1; Vence Coreia do Sul)

 Sem livro mencionado.

 02/12: Gana - Uruguai (0-2; Vence Uruguai)

 Livro Estrangeiro.

Morte no Internato, de Lucinda Riley


Sinopse:

 A morte repentina de um estudante na Escola St. Stephen – um internato na região mais remota de Norfolk – é um acontecimento chocante que seu diretor faz questão de encarar apenas como um acidente infeliz.

 Porém, a polícia local não descarta a possibilidade de um crime, e o caso traz de volta à ativa a inspetora Jazmine Hunter. Jazz se afastou da carreira policial em Londres, mas, relutante, concorda em participar da investigação como um favor a seu antigo chefe.

 Ao analisar os detalhes da morte de Charlie Cavendish, ela descobre que o garoto fazia bullying com diversos alunos e que alguns tiveram o motivo e a oportunidade de trocar os comprimidos que ele tomava diariamente para controlar a epilepsia.

 Para complicar a investigação, outro estudante some e um respeitado acadêmico morre na St. Stephen. Os novos acontecimentos trazem pistas importantes para o caso, mas, quando um dos suspeitos desaparece, Jazz se vê ainda mais enredada em mistérios.

 Precisando enfrentar seus demônios pessoais, a inspetora percebe que aquela investigação é a mais desafiadora de sua carreira. O internato esconde segredos mais sombrios do que Jazz jamais poderia ter imaginado...

 Opinião: Pensei que fosse uma coisa e foi outra totalmente diferente. Não gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário