quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Desafio World Cup Literário - Fase 4 (Resultados)

 Olá!

 E estes são os resultados do World Cup Literário - Fase 4.

 Agora sim, piorou bastante a escolha de obras, ou o pensar nelas. Mas aqui está!
 

 Fase 4:
 03/12: Países Baixos - USA (3-1; Vence Países Baixos)

 Livro Lusófono.

Uma Mulher ao Relento, de Amélia Dalomba


Sinopse:

 UMA MULHER AO RELENTO é a saga de Benvinda Luz Panzo, entre guerras, traições, misticismos, roturas, igno­rância, crenças doutrinárias díspares, em busca de Deus. É o retrato de superação de que uma mãe é capaz pela sobrevivência dos filhos, algures, em algum lugar onde o estado passou a produzir e comercializar fósforos. Tra­balhadores braçais sem qualificação tornaram-se peritos em agronomia. As fábricas foram fechando e grande fluxo populacional rumava para os centros urbanos, em busca das luzes. Quem pudesse emigrava como é o caso dessa mulher, irmão e filhos.

 No Brasil para onde fora, venceu etapas. Conheceu a pri­são, discriminação racial e de classe. Viveu e vivenciou romances. Até uma rua ganhou o nome de seu irmão, em homenagem aos seus elevados gestos de altruísmo e en­trega ao próximo.

 Regressarão um dia à terra natal?

 Opinião: Uma obra muito bonita!

 03/12: Argentina - Austrália (2-1; Vence Argentina)

 Livro Lusófono.

Os 16 Finais Felizes de Emily, de Thamirys Andrade


Sinopse:

 Emily Amorim é uma aspirante a escritora que nunca consegue terminar nenhum de seus livros. Com dezesseis originais inacabados, ela não hesita diante do impulso de criar histórias inusitadas e intrigantes, mas que nunca chegam ao último capítulo. Porém, sua vida inteira vira de cabeça para baixo quando os protagonistas de cada uma de suas obras começam a sair das páginas para reivindicar um final para suas histórias. A confusão cresce quando a escritora descobre estar apaixonada por um de seus personagens.

 Morando em Gramado, no Rio Grande do Sul, com sua tia divertida e um tanto desequilibrada, Emily precisará esconder de sua família e amigos a verdade sobre seus livros personificados, enquanto tenta fingir ser uma adolescente comum, apesar de usar All Stars de cores diferentes em cada pé. Muito romance, confusão, reviravoltas e aventuras atravessam o caminho dessa escritora, à medida que ela chega cada vez mais perto de descobrir a verdade surpreendente por trás de seus bloqueios literários.

 Opinião: É um livro muito leve, interessante. Uma leitura leve.

 04/12: França - Polónia (3-1; Vence França)

 Livro Lusófono.

Amizade Comprometida, de Paulo Renato Silva


 Sinopse:

 “Quando pensamos conhecer os que nos são mais próxi­mos e afinal nos equivocamos.”
 “As vidas de cada um de nós sofridas em silêncio e que nunca chegam a ser partilhadas.”
 “As amizades nas quais queremos poder confiar, poderão ser demasiado perigosas.”
 “Quando o mais improvável nos espreita sobre o ombro.”

 Opinião: É um livro reflexivo. Gostei da mensagem!

 04/12: Inglaterra - Senegal (3-0; Vence Inglaterra)

 Livro Lusófono.

A Casa Velha, de Carlos Guerra


Sinopse:

 “A Casa Velha” é a principal personagem das histórias de vida narradas, unificando e dando sentido a várias gerações, desde a década de quarenta do século XX até aos dias de agora, numa aldeia de gente solitária e solidária nos confins de Trás-os-Montes, junto à raia da

 Galiza.

 O autor rememora a vida dos avós e dos pais, falecidos, os trabalhos sem-fim no campo, a passagem de um tempo circular, a natureza agreste, sempre igual e sempre diferente, as tragédias e as alegrias, as mortes e assombras, o frio do Inverno e as chuvas torrenciais, a religiosidade, o contrabando, a emigração.

 As festas e as tradições vindas muito lá detrás do passado pagão, os crimes ensombrados e apenas entrevistos, os hábitos, os heróis improváveis e sem nome.

 Reuniu textos e conhecimentos ao longo de doze anos, observando e colaborando com as gentes da sua terra natal em vários projectos socias e comunitários, em admiração permanente face aos muitos saber e se às razões últimas das tradições ainda arreigadas e cultivadas.

 Para que as memórias perdurem e honrem o testemunho de todos quantos partiram e agora passeiam encantados nas ruas do Paraíso.

 Opinião: É um voltar à infância. O autor deixa essa sensação de saudade.

 05/12: Japão - Croácia (1-3; Vence Croácia)

 Livro Lusófono.

Laboratório de Emoções, de Tânia Correia

Sinopse:

 Este é um livro em duas partes, uma para pais e educadores e outra com histórias ilustradas destinadas aos mais novos. A primeira parte é a história de cada uma das nossas vidas, mas desta vez contada numa versão que nos poderá soar menos familiar. Imaginem um livro no qual as pessoas foram colando pequenos papéis com as suas interpretações da narrativa, alterando a sua essência e a verdadeira explicação por detrás de tantos episódios. Nestas páginas está a oportunidade de descolar cada um desses pedaços e lermos a versão original como merece ser lida: com verdade, empatia e amor.
 Em «Laboratório de Emoções» mergulharmos no nosso mundo interno, reconstruindo-o, para que sejamos capazes de apoiar a construção das crianças que nos rodeiam, ligarmo-nos às suas emoções e pensamentos mais profundos, por forma a acolhermos os seus comportamentos de forma consciente.

 Opinião: Trata-se de um livro reflexivo.

 05/12: Brasil - Coreia do Sul (4-1; Vence Brasil)

 Livro Lusófono.

Mãe, Doce Mar, de João Pinto Coelho


 Sinopse:

 Deixando a Europa em guerra dos romances anteriores, João Pinto Coelho viaja desta vez até aos EUA para nos oferecer a história fascinante de uma família que não consegue fugir ao seu destino.
Depois de passar a infância num orfanato, Noah conhece finalmente Patience, a mãe, aos doze anos. Mas, apesar de ela fazer tudo para o compensar, nunca se refere ao motivo do abandono; e, por isso, seja na casa de praia de Cape Cod, onde passam temporadas, seja no teatro do Connecticut onde acabam a trabalhar juntos, há um caminho de brasas que teima em separá-los mas que nenhum ousa atravessar.
 Quando Noah encontra Frank O’Leary – um jesuíta excêntrico que guia um Rolls-Royce às cores –, descobre nele o amparo que procurava. Mesmo assim, há coisas que o padre prefere guardar para si: os anos de estudante; o bar irlandês de Boston onde ele e os amigos se encharcavam de cerveja e recitavam poemas; e ainda Catherine, a jovem ambiciosa que não temeu desviá-lo da sua vocação.
 É, curiosamente, a terrível experiência de solidão num colégio religioso o primeiro segredo que Patience partilhará com Noah; contudo, quando essa confissão se encaixar no relato do padre Frank, ficará no ar o cheiro da tragédia e a revelação que se lhe segue só pode ser mentira.

 Opinião: Gostei muito desta obra, é muito envolvente.

 06/12: Marrocos - Espanha (3-0; Vence Marrocos)

 Livro Estrangeiro

Kane e Abel, de Jeffrey Archer


 Sinopse:

 Dois homens, William Kane e Abel Rosnovski, nascidos no mesmo dia em lados opostos do mundo, no início do séc. xx, veem-se unidos por um sonho comum e pelo destino.
Kane, filho de um influente banqueiro de Boston, desde a hora em que nasceu foi apontado para liderar o império do pai de que é herdeiro. Assume a presidência do banco e luta com todas as suas forças para o tornar uma das mais importantes instituições financeiras do país.

 Abel nasceu na Polónia e, porque a mãe morreu durante o parto, é adotado por uma família pobre. Sobrevivendo às dificuldades da infância e aos horrores da Primeira Grande Guerra, Abel imigra para os Estados Unidos, onde acaba por se tornar proprietário de uma poderosa rede hoteleira.

 Durante mais de 60 anos, acompanhamos o percurso surpreendente destes dois homens ambiciosos, poderosos e implacáveis, sempre marcado por uma luta sem tréguas e alimentado por um ódio desmedido, num romance onde também se traça o panorama histórico das principais transformações da sociedade, dos costumes e da política do século xx.

 Opinião: É um livro muito interessante. Gosto do ambiente da história.

 06/12: Portugal - Suíça (6-1; Vence Portugal)

 Sem menção de livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário