Olá!
E estes são os resultados do World Cup Literário - Fase 4.
Agora sim, piorou bastante a escolha de obras, ou o pensar nelas. Mas aqui está!
Fase 4:
03/12: Países Baixos - USA (3-1; Vence Países Baixos)
Livro Lusófono.
Uma Mulher ao Relento, de Amélia Dalomba
Sinopse:
UMA MULHER AO RELENTO é a saga de Benvinda Luz Panzo, entre guerras, traições, misticismos, roturas, ignorância, crenças doutrinárias díspares, em busca de Deus. É o retrato de superação de que uma mãe é capaz pela sobrevivência dos filhos, algures, em algum lugar onde o estado passou a produzir e comercializar fósforos. Trabalhadores braçais sem qualificação tornaram-se peritos em agronomia. As fábricas foram fechando e grande fluxo populacional rumava para os centros urbanos, em busca das luzes. Quem pudesse emigrava como é o caso dessa mulher, irmão e filhos.
No Brasil para onde fora, venceu etapas. Conheceu a prisão, discriminação racial e de classe. Viveu e vivenciou romances. Até uma rua ganhou o nome de seu irmão, em homenagem aos seus elevados gestos de altruísmo e entrega ao próximo.
Regressarão um dia à terra natal?
Opinião: Uma obra muito bonita!
03/12: Argentina - Austrália (2-1; Vence Argentina)
Livro Lusófono.
Os 16 Finais Felizes de Emily, de Thamirys Andrade
Sinopse:
Morando em Gramado, no Rio Grande do Sul, com sua tia divertida e um tanto desequilibrada, Emily precisará esconder de sua família e amigos a verdade sobre seus livros personificados, enquanto tenta fingir ser uma adolescente comum, apesar de usar All Stars de cores diferentes em cada pé. Muito romance, confusão, reviravoltas e aventuras atravessam o caminho dessa escritora, à medida que ela chega cada vez mais perto de descobrir a verdade surpreendente por trás de seus bloqueios literários.
Opinião: É um livro muito leve, interessante. Uma leitura leve.
04/12: França - Polónia (3-1; Vence França)
Livro Lusófono.
Amizade Comprometida, de Paulo Renato Silva
Sinopse:
“As vidas de cada um de nós sofridas em silêncio e que nunca chegam a ser partilhadas.”
“As amizades nas quais queremos poder confiar, poderão ser demasiado perigosas.”
“Quando o mais improvável nos espreita sobre o ombro.”
Opinião: É um livro reflexivo. Gostei da mensagem!
04/12: Inglaterra - Senegal (3-0; Vence Inglaterra)
Livro Lusófono.
A Casa Velha, de Carlos Guerra
Sinopse:
Galiza.
O autor rememora a vida dos avós e dos pais, falecidos, os trabalhos sem-fim no campo, a passagem de um tempo circular, a natureza agreste, sempre igual e sempre diferente, as tragédias e as alegrias, as mortes e assombras, o frio do Inverno e as chuvas torrenciais, a religiosidade, o contrabando, a emigração.
As festas e as tradições vindas muito lá detrás do passado pagão, os crimes ensombrados e apenas entrevistos, os hábitos, os heróis improváveis e sem nome.
Reuniu textos e conhecimentos ao longo de doze anos, observando e colaborando com as gentes da sua terra natal em vários projectos socias e comunitários, em admiração permanente face aos muitos saber e se às razões últimas das tradições ainda arreigadas e cultivadas.
Para que as memórias perdurem e honrem o testemunho de todos quantos partiram e agora passeiam encantados nas ruas do Paraíso.
Opinião: É um voltar à infância. O autor deixa essa sensação de saudade.
05/12: Japão - Croácia (1-3; Vence Croácia)
Livro Lusófono.
Laboratório de Emoções, de Tânia Correia
Sinopse:
Em «Laboratório de Emoções» mergulharmos no nosso mundo interno, reconstruindo-o, para que sejamos capazes de apoiar a construção das crianças que nos rodeiam, ligarmo-nos às suas emoções e pensamentos mais profundos, por forma a acolhermos os seus comportamentos de forma consciente.
Opinião: Trata-se de um livro reflexivo.
05/12: Brasil - Coreia do Sul (4-1; Vence Brasil)
Livro Lusófono.
Mãe, Doce Mar, de João Pinto Coelho
Sinopse:
Depois de passar a infância num orfanato, Noah conhece finalmente Patience, a mãe, aos doze anos. Mas, apesar de ela fazer tudo para o compensar, nunca se refere ao motivo do abandono; e, por isso, seja na casa de praia de Cape Cod, onde passam temporadas, seja no teatro do Connecticut onde acabam a trabalhar juntos, há um caminho de brasas que teima em separá-los mas que nenhum ousa atravessar.
Quando Noah encontra Frank O’Leary – um jesuíta excêntrico que guia um Rolls-Royce às cores –, descobre nele o amparo que procurava. Mesmo assim, há coisas que o padre prefere guardar para si: os anos de estudante; o bar irlandês de Boston onde ele e os amigos se encharcavam de cerveja e recitavam poemas; e ainda Catherine, a jovem ambiciosa que não temeu desviá-lo da sua vocação.
É, curiosamente, a terrível experiência de solidão num colégio religioso o primeiro segredo que Patience partilhará com Noah; contudo, quando essa confissão se encaixar no relato do padre Frank, ficará no ar o cheiro da tragédia e a revelação que se lhe segue só pode ser mentira.
Opinião: Gostei muito desta obra, é muito envolvente.
06/12: Marrocos - Espanha (3-0; Vence Marrocos)
Livro Estrangeiro
Kane e Abel, de Jeffrey Archer
Sinopse:
Kane, filho de um influente banqueiro de Boston, desde a hora em que nasceu foi apontado para liderar o império do pai de que é herdeiro. Assume a presidência do banco e luta com todas as suas forças para o tornar uma das mais importantes instituições financeiras do país.
Abel nasceu na Polónia e, porque a mãe morreu durante o parto, é adotado por uma família pobre. Sobrevivendo às dificuldades da infância e aos horrores da Primeira Grande Guerra, Abel imigra para os Estados Unidos, onde acaba por se tornar proprietário de uma poderosa rede hoteleira.
Durante mais de 60 anos, acompanhamos o percurso surpreendente destes dois homens ambiciosos, poderosos e implacáveis, sempre marcado por uma luta sem tréguas e alimentado por um ódio desmedido, num romance onde também se traça o panorama histórico das principais transformações da sociedade, dos costumes e da política do século xx.
Opinião: É um livro muito interessante. Gosto do ambiente da história.
06/12: Portugal - Suíça (6-1; Vence Portugal)
Sem menção de livro.
Sem comentários:
Enviar um comentário