segunda-feira, 20 de julho de 2020

"Amor Incondicional" (Conto) - Desafio

Olá!
Venho deixar a minha participação no desafio dos Contos no grupo Fábrica de Histórias.

Título: Amor Incondicional
Número de palavras: 539 Palavras
Autora: Estela
Sinopse: Joana é uma jovem criada pelos avós maternos. Cheia de amor e lembranças, conta as histórias da sua avó. Um amor incondicional entre avó e neta.




Joana devia ter uns sete anos de idade. Tinha acabado de chegar a casa, depois de, na escola, uma professora ter falado sobre o amor. Ela era criada pelos avós maternos. A mãe foi presa por tráfico de droga e o pai não quis assumir a paternidade. Aproximou-se da avó, que estava na cozinha, e perguntou:
– Avó, gostas de mim?
Ela deixou o que estava a fazer, limpou as mãos ao pano da cozinha e abraçou a neta.
– Claro que sim, minha querida. Porquê?
– A professora disse para nós perguntarmos aos nossos pais se eles gostavam de nós.
– Falaram sobre o amor?
– Sim.
– Eu gosto muito de ti, querida. – A avó sorriu.
– Eu não tenho os meus pais aqui, mas fui perguntar a ti.
– Fizeste muito bem, Joana. E olha, querida, a avó gosta muito de ti.
– Muito, muito? – Perguntou a menina parecendo preocupada.
– Sim, querida.
– Como o quê, avó?
– Como... – A avó tentou pensar rápido. Falava com uma criança. Elas são espertas demais e fazem perguntas, às vezes, bastante difíceis e diretas. Elas não têm filtros.
– Como as estrelas do céu!
– São tantas, avó.
– Claro que são.
– Nem podes contar.
– Mas o amor não se conta, querida. Não se conta e nem se mede.
– A professora também falou isso.
– A professora tem razão.

***

Joana nunca se esqueceu daquele dia. Sentiu um amor tão forte pela sua avó que nem anos mais tarde conseguiu retomar uma relação mais próxima com a mãe. A avó era a sua mãe. A sua verdadeira mãe.
Quando fez quatorze anos, teve que fazer um texto na aula de português sobre os avós. Tinha que fazer em casa para apresentar na próxima aula. Ela escreveu, empenhou-se, lembrou-se de lembranças.
Quando terminou, mostrou o que escrevera à avó. A avó decidiu que estava na hora de contar sobre outros assuntos para que a neta conseguisse completar o seu texto. Contou da sua infância, do seu casamento, da alegria que sentira ao nascer cada um dos seus filhos, dos seus gostos, da alegria de ter Joana, a sua única neta (até àquele momento), e até lhe falou da sua vaidade no tempo da sua juventude. Falaram muito nesse dia.
Joana foi para o seu quarto e acrescentou mais frases ao seu texto. A professora, no dia seguinte, elogiou o texto dizendo que estava muito completo. Sentiu-se agradecida. A folha do caderno estava cheia. E agora escrito pela letra da professora no canto superior direito, mesmo ao lado do título Amor Incondicional ela podia ler: muito bom. Joana guardou sempre aquele trabalho.
Joana perdeu a avó quando fez vinte e dois anos. Ainda viu ela a entrar na faculdade, mas não a sair de lá.
Hoje reconhece que a avó não lhe confidenciou os seus segredos escondendo os seus sofrimentos e, talvez, esquecendo de enumerar todos os seus sonhos. Com certeza que alguns deles ficaram por realizar. Mas compreende que naquela ocasião o que lhe disse foi o mais importante para ela, afinal Joana era uma jovem.
A vida de uma avó é bastante importante pois oferece amor, carinho e histórias que se contam de geração em geração num livro semi aberto em que na idade certa se contam para iluminar a vida de um neto.

Termina aqui o conto.
Espero que tenham gostado!

1 comentário: