quarta-feira, 2 de julho de 2014

Desafio Copa Literária - Fase 4 (Resultado)

Olá!
Deixo aqui o resultado da Fase 4 do desafio Copa Literária.
Todos os livros foram nacionais (portugueses), o que facilitou um pouco a minha escolha de livros.

Fase 4:

28/06: Brasil - Chile; (3-2; Vence Brasil)
Livro Nacional (Português)

A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andersen

Sinopse:
É a história de amizade entre um rapaz e uma Menina. Ela vive no mar, e é bailarina da "Grande Raia", uma rainha dos mares, que sobre ela mantém vigilância, não a deixando realizar o seu sonho de conhecer a terra firme, onde mora o rapaz. Além disso, a menina não consegue sobreviver longe da água, pois, fica desidratada, ainda que consiga respirar dentro e fora de água. O rapaz, com quem estabelece amizade, tem o desejo de conhecer o fundo do mar. A história desenrola-se com a tentativa dos dois em realizar os seus sonhos.

Ano: 1958.
Número de páginas: 40.

28/06: Colômbia - Uruguai; (2-0; Vence Colômbia)
Livro Nacional (Português)

Equador de Miguel Sousa Tavares


Sinopse:
Quando naquela manhã chuvosa de Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D. Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de governador e a defesa da dignidade dos trabalhadores das roças o lançassem numa rede de conflitos e interesses com a metrópole. E não contava que a descoberta do amor lhe viesse mudar a vida.
Equador é um retrato brilhante da sociedade portuguesa nos últimos dias da Monarquia, que traça um paralelo entre os serões mundanos da capital e o ambiente duro e retrógrado das colónias.
É com esta história admirável, comovente e perturbadora, que Miguel Sousa Tavares inaugura a sua incursão no romance.

Ano: 2003.
Número de páginas: 528.

29/06: Holanda - México; (2-1; Vence Holanda)
Livro Nacional (Português).

Aparição de Vergílio Ferreira


Sinopse:

Publicado em 1959, Aparição, de Vergílio Ferreira, é uma das obras mais emblemáticas do romance português do século XX - e um momento decisivo no percurso literário e filosófico do autor, personificado, de alguma maneira, pelo encontro entre Alberto e Cristina, dois personagens: «o milagre de uma aparição», «súbita aparição, foste surpresa em tudo para todos». Em Aparição, o que está em jogo é o destino e a insatisfação diante do visível, ou seja, toda a nossa condição humana. Um romance inesquecível que atravessa o tempo e fixa as inquietações que nunca cessam.

Ano: 1959.
Número de páginas: 290.

29/06: Costa Rica - Grécia; (5-3; Vence Costa Rica)
Livro Nacional (Português).

Novos Contos da Montanha de Miguel Torga

"Esta obra retrata a dureza do mundo rural português recorrendo a uma linguagem simples mas cuidada.
Histórias que giram em torno de personagens duras e terrosas que têm como cenário de fundo a paisagem transmontana que ilustram o confronto do homem contra as leis divinas e terrestres que o aprisionam."
Número de páginas: 176.

30/06: França - Nigéria; (2-0; Vence França)
Livro Nacional (Português)

O Delfim de José Cardoso Pires

José Cardoso Pires olhou a realidade do seu país como se fosse a trama de uma intriga policial. Considerado um dos seus melhores romances, O Delfim é um marco na literatura portuguesa do século XX.

Ano: 1968.
Número de páginas: 208.

30/06: Alemanha - Argélia; (2-1; Vence Alemanha)
Livro Nacional (Português)

A Morgadinha dos Canaviais de Júlio Dinis

Romance considerado por muitos críticos literários como o mais bem conseguido de Júlio Dinis, foi publicado em 1868. Na figura do protagonista, Henrique de Souselas, a obra ilustra uma das teses favoritas do autor: o efeito regenerador da vida rústica sobre um organismo moralmente deprimido pela vida urbana. Madalena, a Morgadinha, e a sua prima Cristina alargam a galeria dinisina de mulheres fortes, femininas e virtuosas, dispostas a contornar as barreiras sociais por amor, como acontece com Madalena em relação a Augusto. Está também presente, neste terceiro romance de Júlio Dinis, uma forte componente de crítica social, que visa o fanatismo religioso e o clericalismo hipócrita.

Ano: 1868.
Número de páginas: 576.

1/07: Argentina - Suiça; (1-0; Vence Argentina)
Livro Nacional (Português).

Chocolate à Chuva de Alice Vieira

Em "Chocolate à Chuva" (terceiro volume da trilogia que começa com "Rosa, Minha Irmã Rosa" e prossegue com "Lote 12, 2.º Frente"), Mariana é confrontada, entre outros problemas, com um bem difícil: o divórcio. Os pais da Rita, sua amiga de sempre, tomam essa decisão. É a ruptura. É o fim da ""casa da Rita"", é o ""tremer"" das coisas sólidas. Mariana vai entrar no emaranhado dos ""quês"" e ""porquês"" e vai sentir-se impotente para ajudar a Rita. Mas "Chocolate à Chuva" é também uma maneira fascinante de acompanhar o crescimento de uma adolescente atenta não só ao que se passa em redor dela mas também à sua própria evolução.
Número de páginas: 192.

1/07: Bélgica - EUA; (2-1; Vence Bélgica)
Livro Nacional (Português).

Uma Família Inglesa de Júlio Dinis

Este foi o primeiro romance do autor, mas, receoso do acolhimento que lhe dariam, aparece muito depois de ter sido escrito, em folhetins, no "Jornal do Porto", em 1867.
É um romance citadino, objetivo, de análise psicológica e individual, ao estilo do romance realista inglês. Abunda a pintura de interiores, mas a ação é lenta, precipitando-se nos últimos capítulos.
O desenlace é cor-de-rosa, como conclusão habitual em quem "viveu de leve, escreveu de leve, morreu de leve", segundo Eça de Queirós.
Ano: 1867.
Número de páginas: 448.

Aqui estão.

Já a seguir o post com a fase 5.

Beijos.

Sem comentários:

Enviar um comentário