terça-feira, 15 de julho de 2014

Copa Literária - Final

Olá!
Trago aqui o final do Desafio da Copa Literária.

Fase 7:

3º Lugar:

12/07: Brasil - Holanda; (0-3) Venceu Holanda.
Livro Nacional: Português.

As Pupilas do Senhor Reitor de Júlio Dinis


Sinopse:

Daniel, o filho mais novo de um abastado lavrador, parte da aldeia levando no coração a imagem da namoradinha de infância, Margarida. Mas essa imagem é apagada pelas fortes impressões que recebe na capital, e, quando regressa, é Clara, a irmã de Margarida, que atrai a sua atenção. Só que Clara é também a noiva do seu irmão Pedro...

Ano: 1867.
Número de páginas: 328.

No final, tal como a Tatti, a criadora do Desafio, falou, teríamos que, passo a citar: "Na final, se o time que você fez a aposta ganhar, você faz um post com 5 livros que você recomenda e não foram citados no desafio, se perder, você faz um post com 5 que você não recomenda. Título: Copa Literária - Final."

Como apostei na Alemanha e a mesma ganhou, vou fazer cinco livros que recomendo.

13/07: Alemanha - Argentina. (1-0) Venceu Alemanha.

Cinco livros que recomendo:

Os Maias de Eça de Queiroz


Sinopse:

Trata-se da obra-prima de Eça de Queirós, publicada em 1888, e uma das mais importantes de toda a literatura narrativa portuguesa. Vale principalmente pela linguagem em que está escrita e pela fina ironia com que o autor define os caracteres e apresenta as situações. É um romance realista (e naturalista), onde não faltam o fatalismo, a análise social, as peripécias e a catástrofe próprias do enredo passional.
A obra ocupa-se da história de uma família (Maia) ao longo de três gerações, centrando-se depois na última geração e dando relevo aos amores incestuosos de Carlos da Maia e Maria Eduarda.
Mas a história é também um pretexto para o autor fazer uma crítica à situação decadente do país (a nível político e cultural) e à alta burguesia lisboeta oitocentista, por onde perpassa um humor (ora fino, ora satírico) que configura a derrota e o desengano de todas as personagens.
Ano: 1888.
Número de páginas: 720.

Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett


Sinopse:

Drama representado pela primeira vez em 1843, publicado em 1844, é considerado a obra-prima do teatro romântico e uma das obras-primas da literatura portuguesa.
O enredo, inspirado na vida do escritor seiscentista Frei Luís de Sousa, de seu nome secular D. Manuel de Sousa Coutinho, tem como pano de fundo a resistência à dominação filipina.
Na célebre memória "Ao Conservatório Real" que acompanha a peça, Garrett critica o modo como na sua época se pretende fazer o drama, com um excesso de violência e de imoralidade, e alega ter desejado "excitar fortemente o terror e a piedade", usando de contenção e simplicidade.
Ano: 1844.
Número de páginas: 120.


A Última Feiticeira de Sandra Carvalho


Sinopse:

O fantástico épico está novamente de parabéns com mais um estreia literária de uma autora portuguesa que a Presença propõe ao seu público. Em "A Saga das Pedras Mágicas" os heróis, diz-nos Sandra Carvalho, têm uma profunda ligação à Natureza e aos Elementos, são apaixonados pela Vida e inteiramente determinados na sua coragem. A acção passa-se num tempo em que os sábios Druidas se recolhiam nas florestas para perpetuarem o Conhecimento que em eras passadas lhes fora transmitido pelos Seres Mágicos. O berço da heroína desta história, Catelyn, e dos seus cinco irmãos varões, situa-se na Grande Ilha, cada vez mais fustigada pelos ataques dos Viquingues. Os senhores locais formaram uma Aliança para os repelirem, consolidando essa política através de casamentos combinados entre os herdeiros das grandes famílias. Depois de uma infância paradisíaca, Catelyn cresce num mundo cada vez mais violento, assistindo impotente às manipulações da maldosa Myrna, a protegida do homem com quem o pai de Catelyn destinou casá-la.
Ano: 2005.
Número de páginas: 360.

O Amor é Fodido de Miguel Esteves Cardoso


Sinopse:

O regresso de MEC
«As lágrimas das raparigas refrescam-me. Levantam-me o moral. Às vezes lambo-a dos cantos dos olhos. São pequenos coquetéis sem álcool, inteiramente naturais. Dizer: "Não chores" funciona sempre, porque só mencionar o verbo "chorar" emociona-as e liberta-as, dando-lhes carta branca para chorar ainda mais. Só intervenho com piadas e palavras de esperança e de amor quando elas vão longe de mais e começam, por exemplo, a pingar do nariz.»
Ano: 2009.
Número de páginas: 184.

A Filha dos Mundos de Inês Botelho

Sinopse:
A infância de Ailura foi repleta de histórias de fadas, elfos e duendes. Porém, como acontece com todas as crianças, Ailura cresceu, e aos poucos foi-se esquecendo do mundo encantado dos seus primeiros anos. Já adulta, um estranho acontecimento leva-a a um mundo no qual é confrontada com uma outra realidade bem diferente daquela que sempre conheceu. É então que percebe que a distância que a separa do mundo dos sonhos e do maravilhoso é mais ténue do que o ar que nos envolve.
Ano: 2012.
Número de páginas: 235.

Quanto a este desafio da Copa Literária, foi muito difícil encontrar livros. Na fase de grupos foi fácil porque tinha montes de livros na cabeça, depois disso tudo mudou. Mas gostei do Desafio e espero que tenham gostado das minhas sugestões de livros.

Este é o final do Desafio da Copa Literária, criado pela Tatii: Desafio Copa Literária (blog dela nesse link).

Beijos.

1 comentário:

  1. Nossa Estela, verdade, me desculpe. O seu que está certo, confundi tudo. Nem percebi...
    Ai, nem acredito xS
    Muito obrigada mesmo por avisar, o seu está certo, eu que confundi pelas outras fases. Até amanhã faço uma errata, obrigada mesmo.
    Eu sou totalmente pessima em lembrar as coisas, devia ter relido. E olha que eu que criei hahaha
    Novamente, obrigada
    Bjs

    ResponderEliminar