sexta-feira, 27 de junho de 2014

Desafio Copa Literária - Fase 3

Olá!
Estes são os resultados da Fase 3. Irei atualizar a primeira página do Desafio com as oitavas de final.

Fase 3:
22/06: USA - Portugal; (2-2; Empate)
País que torço.

22/06: Coreia do Sul - Argélia; (2-4; Perde Coreia do Sul)
Livro Estrangeiro.

Quando Menos Esperamos de Sarah Dunn

Sinopse:
Holly Frick é uma escritora nova-iorquina de trinta e cinco anos, inteligente e divertida, que se vê confrontada com a separação do marido. Alex, por quem ainda está apaixonada. No seu círculo de amigos todos parecem capazes de retirar algum prazer da situação de vida em que se encontram, e Holly decide fazer o mesmo. Compra um cão e envolve-se com um rapaz bastante mais novo. O quotidiano de Holly e dos seus amigos, as amizades, os casos amorosos e as aventuras sexuais, a busca incessante da felicidade do amor e as dificuldades em manter uma relação estável formam um complexo padrão afectivo e emocional que é aqui retratado com profundidade, subtileza e muito humor.

Opinião: O livro lê-se muito rapidamente. E dá uma mensagem muito linda, mesmo que ao início possa não parecer.

Ano: 2010.
Número de páginas: 248.

22/06: Bélgica - Rússia; (1-0; Perde Rússia)
Livro Estrangeiro.

A Princesa de Clèves de Madame de Lafayette


Sinopse:
Publicado anonimamente em 1678, "A Princesa de Clèves" tem como pano de fundo a vida na corte dos Valois, nos últimos anos de Henrique II, pelo que pode ser considerado também um romance histórico. Marca ainda a afirmação na literatura da relevância das mulheres na vida cultural do século XVII. A preocupação da verosimilhança psicológica e a construção rigorosa inscrevem "A Princesa de Clèves" na estética clássica da época e abrem caminho a uma forma de romance moderno centrado no estudo aprofundado das personagens.

Opinião: Gosto muito de romances históricos, logo o género já me encanta. Depois a forma da escrita acho muito boa. Dá vontade de ler todo o livro no mesmo dia, para se saber toda a história da princesa. É muito bom!

Ano: 1678.
Número de páginas: 208.

23/06: Camarões - Brasil; (1-4; Vence Brasil)
Livro Nacional (Português)

Os Contos do Gin-Tonic de Mário-Henrique Leiria


Sinopse:
«O autor repete preocupadamente a prevenção anteriormente já feita de que qualquer semelhança entre o que se segue e pessoas, coisas ou acontecimentos existentes na realidade é pura e absoluta coincidência. No entanto, continua a não se sentir impedido de verificar que as coincidências têm causas matematicamente prováveis deveras curiosas. Pessoas, bichos, coisas e actos são aparentados objectivamente pelo acaso. Isto tem tudo a ver com o acaso, nada com o autor. Dada a prova, o autor esquiva-se topológicamente e informa que também não é responsável pelas coincidências. Nenhumas...» Mário-Henrique Leiria, 1973.

Opinião: Gosto muito do livro porque se lê de uma forma rápida e, também, é um clássico da literatura surrealista. E há vários excertos fantásticos que se podem retirar deste livro.

Ano: 1973.
Número de páginas: 224.

23/06: Austrália - Espanha; (0-3; Vence Espanha)
Livro Nacional (Português)

A Ilustre Casa de Ramires de Eça de Queiroz


Sinopse:
O fidalgo Gonçalo Mendes Ramires sentido-se incapaz de se manter à altura da grandeza da sua linhagem decide escrever um romance sobre a história dos seus antepassados com o intuito de ganhar aí alento para elevar o seu próprio nome, ao mesmo tempo que tenta ganhar projeção no mundo político.

Opinião: Este livro mostra o passado de Portugal, a sua história! E, devo confessar, que gosto muito do passado do país. Só deveria gostar!

Ano: 1900.
Número de páginas: 543.

23/06: Croácia - México; (1-3; Vence México)
Livro Nacional (Português)

História do Cerco de Lisboa de José Saramago


Sinopse:
O personagem Raimundo Benvindo Silva é um humilde revisor de textos que, ao revisar um livro sobre a história do cerco de Lisboa, acaba por cometer propositalmente um erro. Após uma noite conturbada, Raimundo fica inquieto e acrescenta a palavra “não” a uma frase e, desta forma, altera o facto histórico que revela o apoio dos cruzados aos portugueses – factor decisivo para garantir o cerco e a consequente queda de Lisboa. Raimundo envia o texto à editora para poder ser impresso. Quando o erro é descoberto, a editora resolve o problema acrescentando uma errata.

Opinião: O escritor, ao criar esta personagem, leva a dar importância à escrita. Uma palavra pode mudar todo o contexto. Gostei muito do livro.

Ano: 1989.
Número de páginas: 348.

23/06: Holanda - Chile; (2-0; Perde Chile)
Livro Estrangeiro.

A Talentosa Flavia de Luce de Alan Bradley


Sinopse:
Subitamente, Buckshaw é atingida por uma série de acontecimentos inexplicáveis. Um pássaro morto é encontrado no degrau da porta, com um selo de correio espetado no bico. Algumas horas depois, Flavia descobre um homem caído no meio dos pepinos e vê-o exalar o seu último suspiro. Para a pequena, que fica ao mesmo tempo chocada e encantada, a vida começa realmente a sério quando o homicídio chega à velha mansão. Uma pintura perspicaz do sistema de classes e da sociedade da época, A Talentosa Flavia de Luce é uma história de enganos magistralmente contada e um magnífico gozo literário.

Opinião: Nunca imaginei que este livro fosse de género policial. Fiquei realmente surpreendida e no bom sentido porque para quem é fã de livros de Agatha Christie e Sir Artur Conan Doyle, realmente vai adorar este livro.

Ano: 2009.
Número de páginas: 328.

24/06: Costa Rica - Inglaterra; (0-0; Empate)
Escolha de livro: Estrangeiro.

A História Secreta de Donna Tartt


Sinopse:
Richard Papen deixa de boa vontade a sua Califórnia natal para seguir estudos na Universidade da Hampden, em Vermont. Fascinado por um estranho grupo de cinco estudantes, sofisticados, seguros e aparentemente inacessíveis, consegue integrar um curso de grego antigo dirigido pelo carismático Julian Morrow e assim aceder a um círculo fechado, envolvendo-se numa atmosfera tenebrosa e perversa onde se misturam erudição, helenismo, elistismo, amor da beleza e da violência. Mas quando descobre o segredo atroz que lhe escondem os amigos, a sua vida vai oscilar irremediavelmente. Uma história densa, perturbadora e arrepiante que combina a densidade psicológica dos personagens e o vigor poético de um texto clássico com uma trama complexa e um ritmo alucinante.
Opinião: A forma como ocorrem os acontecimentos, como a escritora narra todo a história é muito bom. Gostei muito!

Ano: 1992.
Número de páginas: 704.

24/06: Japão - Colômbia; (1-4; Vence Colômbia)
Livro Nacional (Português).

A Dama Pé-de-Cabra de Alexandre Herculano

"A Dama Pé-de-Cabra" é uma lenda de Portugal. Foi escrita por Alexandre Herculano no seu livro "Lendas e Narrativas".

Opinião: Sendo uma lenda é de fácil leitura e, na minha opinião, é uma lenda muito bonita.

Ano: 1851.

24/06: Grécia - Costa do Marfim; (2-1; Vence Grécia)
Livro Nacional (Português).

Todos os Nomes de José Saramago


Sinopse:
O romance conta a história de um escriturário do principal cartório de registo da cidade que resolve arranjar um hobby para distrair-se do trabalho monótono. Começa então a coleccionar recortes de pessoas famosas. Quando descobre que são todas semelhantes - meras imagens - passa a encontrar detalhes da vida da gente simples e desconhecida, até enredar-se num labirinto intransitável de informações e números, sugerindo que, se a vida se resumiu a números e documentos, é preciso refazê-la.
Opinião: Achei engraçado a personagem tentar saber de pessoas desconhecidas, ou seja, não famosas. Fazer de "jornalista de pessoas desconhecidas".

Ano: 1997.
Número de páginas: 279.

24/06: Itália -Uruguai; (0-1; Vence Uruguai)
Livro Nacional (Português).

Orbias - O Demónio Branco de Fábio Ventura


Sinopse:
«As coisas mudaram desde a derradeira separação entre a Terra e Orbias há um ano atrás. Noemi é agora uma estagiária na redacção de uma revista em Grand City. Leva uma vida solitária e mantém pouco contacto com Adam e Lorelei. Mas enquanto se esforça para esquecer todos os trágicos acontecimentos do passado, o inesperado acontece: os seus poderes de Omnisciência regressam e volta a transformar-se em Guerreira. Para piorar a situação, está constantemente a ver o rosto de Sebastian e a sentir o seu perfume.
Será que afinal os mundos não foram definitivamente separados? Será possível o regresso a Orbias, para junto das outras Guerreiras? Na sua loucura obsessiva, Noemi convence-se a si própria de uma coisa: Sebastian está vivo!»
Opinião: Aconselho a lerem o primeiro livro "Orbias - As Guerreiras da Deusa". Li o primeiro e quando tive este segundo nas minhas mãos "devorei-o".

Ano: 2010.
Número de páginas: 412.

25/06: Honduras - Suiça; (0-3; Vence Suiça)
Livro Nacional (Português)

O Décimo Terceiro Poder de Madalena Santos


Sinopse:

Neferlöen é uma jovem donzela, filha adoptiva do Rei de Levionda, que, face a um inimigo sem rosto, vê-se subitamente promovida a representante do seu tutor nas terras do sul do Reino. Sem nunca deixar a sua faceta feminina, afirma-se uma diplomata num mundo de homens e uma autêntica guerreira de espada em riste. Consegue, com a sua perícia, conciliar as ambições dos vários tronos das Terras de Corza e o seu destino será definido pelo segredo da sua paternidade.

Opinião: Este é o primeiro livro de quatro romances históricos. É um livro de fantasia mas muito bem escrito. Gostei muito.

Ano: 2006.
Número de páginas: 546.

25/06: Nigéria - Argentina; (2-3; Vence Argentina)
Livro Nacional (Português).

O Banqueiro Anarquista de Fernando Pessoa


Sinopse:

Publicado em 1922, O Banqueiro Anarquista é uma espécie de «sátira dialéctica» ou «conto do raciocínio», como a ele se referia o próprio Pessoa. Construído à maneira dos diálogos platónicos, desenvolve-se entre um personagem anónimo e um ex-operário, também anónimo, que se tornou banqueiro. No diálogo, o banqueiro narra o seu processo de formação, procurando demonstrar pela via da lógica porque é, de facto, «anarquista», na teoria e na prática. Trata-se de uma obra extraordinária actualidade, que choca pelo seu carácter vincadamente universal, pois este é um diálogo que poderiam manter duas personagens em qualquer parte do mundo (sobretudo ocidental).

Opinião: Não posso contar muito sobre este livro já que a sinopse já é muito explicita, mas quem conhece Fernando Pessoa sabe que a escrita dele é sempre fantástica!

Ano: 1922.
Número de páginas: 56.

25/06: Equador - França; (0-0; Empate)
Escolha do livro: Estrangeiro.

O Pequeno Amigo de Donna Tartt


Sinopse: 

Numa pequena cidade do Mississípi, Harriet cresce na sombra do seu irmão, encontrado enforcado numa árvore do jardim da sua própria casa, quando ela era ainda um bebé. O assassino nunca foi identificado, e a família nunca recuperou da tragédia. Harriet, ferozmente determinada, muito precoce para os seus doze anos, decide, num Verão, resolver o assassínio e reclamar vingança. O único aliado de Harriet nesta busca é o seu devoto amigo Hely. Mas o que em breve encontrarão nada tem a ver com brincadeiras de crianças: é obscuro, adulto e demasiado ameaçador.

Opinião: Confesso que fiquei um pouco assustada e surpreendida com este livro. O primeiro livro dela "A História Secreta" foi muito bom mas este deixou um pouco a desejar. Escolho falar sobre ele porque me surpreendeu pela negativa.

Ano: 2002.
Número de páginas: 736.

25/06: Bósnia - Irão; (3-1; Perde Irão)
Livro Estrangeiro.

A Metamorfose de Franz Kafka


Sinopse:

"Quando Gregor Samsa despertou, certa manhã, de um sonho agitado viu que se transformara, durante o sono, numa espécie monstruosa de insecto."

É deste modo que Kafka inicia a história de Gregor Samsa, um sujeito que se viu  "obrigado a tornar-se um caixeiro-viajante, que deixou de ter vida própria para suportar financeiramente todas as despesas de casa.
Numa manhã, ao acordar para o trabalho, Gregor vê que se transformou num insecto horrível com um "dorso duro e inúmeras patas". A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose.
Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental. Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe a alimentação, mas mesmo assim a repulsa e o medo também começam a se manifestar. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É sobretudo uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões.

Opinião: É um livro muito pesado, na minha opinião, tive de respirar várias vezes e deixar de ler durante algum tempo, para conseguir concluir o livro. No entanto, eu gostei muito.

Ano: 1915.
Número de páginas: 80.

26/06: Portugal - Gana; (2-1; Vence Portugal)
O jogo que torci.

26/06: Argélia - Rússia; (1-1; Empate)
Escolha do livro: Estrangeiro.

Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez


Sinopse:

"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo."
Com estas palavras - tão célebres já como as palavras iniciais do Dom Quixote ou de À Procura do Tempo Perdido - começam estes Cem Anos de Solidão, obra-prima da literatura contemporânea, traduzida em todas as línguas do mundo, que consagrou definitivamente Gabriel García Márquez como um dos maiores escritores do nosso tempo.
A fabulosa aventura da família Buendía-Iguarán com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do mundo inteiro.
Opinião: Dispensa apresentações só pelo nome do escritor.

Ano: 1988.
Número de páginas: 328.

26/06: USA - Alemanha; (0-1; Vence Alemanha)
Livro nacional (Português)

O Regresso d'O Homem que mordeu o Cão de Nuno Markl


Sinopse:

Com toneladas de novas notícias bizarras envolvendo enguias domesticadas, sexo, pensionistas, frascos de pickles, teorias complexas sobre coisas da vida como ser VIP, flagelos da humanidade como bandas que cantam canções Pop em canto gregoriano, transmissões de patinagem artística na televisão e conversas com taxistas sobre futebol, O Regresso d' O Homem Que Mordeu o Cão é o melhor que pode ler para poder experimentar a sensação de ter uma panela enfiada na cabeça enquanto três ou quatro pessoas mal intencionadas batem violentamente na parte de fora com colheres daquelas grandes de apanhar esparguete.
Opinião: Ri muito com esse livro. Nuno Markl, além de escritor é humorista e claro que só podia resultar algo assim.

Ano: 1997.
Número de páginas: 144.

26/06: Coreia do Sul - Bélgica; (0-1; Vence Bélgica)
Livro nacional (Português)

A Voz dos Deuses de João Aguiar

Sinopse:
A Voz dos Deuses é já um clássico do romance histórico português contemporâneo. Uma leitura apaixonante que nos dá a conhecer a história de Viriato, um dos construtores da realidade ibérica.
Em 147 a.C., alguns milhares de guerrilheiros lusitanos encontram-se cercados pelas tropas do pretor Caio Vetílio. Em princípio, trata-se apenas de mais um episódio da guerra que a República Romana trava há longos anos para se apoderar da Península Ibérica. Mas os Lusitanos, acossados pelo inimigo, elegem um dos seus e entregam-lhe o comando supremo. Esse homem, que durante sete anos vai ser o pesadelo de Roma, chama-se Viriato.
Entre 147 e 139, ano em que foi assassinado, Viriato derrotou sucessivos exércitos romanos, levou à revolta grande parte dos povos ibéricos e foi o responsável pelo início da célebre Guerra de Numância.
Viriato foi um verdadeiro génio militar, político e diplomático. Mas, sobretudo, Viriato foi o defensor de um mundo que morria asfixiado pelo poderio romano: o mundo em que mergulham as raízes mais profundas de Portugal e de Espanha.

Ano: 1984.
Número de páginas: 368.


Aqui estão os resultados.
As minhas apostas para a fase 4 já a seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário