terça-feira, 17 de junho de 2014

Desafio Copa Literária - Fase 1 (Resultado)

Olá!
Deixo aqui os resultados do desafio da Copa Literária - Fase 1.

Fase 1:
12/06: Brasil - Croácia. (3-1; Vence Brasil)
Livro Nacional (Português).
O Tesouro de Eça de Queirós



Conta a história de três irmãos (Rui, Guanes e Rostabal) que vivem no Reino das Astúrias e são os mais obcecados por dinheiro do reino. 
Certo dia, quando passeavam na mata de Roquelanes, encontraram um velho cofre fechado com três chaves e as respectivas fechaduras.
Os três tornam-se mais obcecados por tentarem ficar com o ouro só para eles e tentam passar por cima dos irmãos.

Opinião: O conto é muito simples e não perdem muito tempo já que é muito rápida a sua leitura. Sem darem por nada já leram o conto. É realmente muito interessante saber como será o desfecho dos três irmãos.

Tipo: Conto
Ano: 1902

13/06: México - Camarões;  (1-0; Vence México)
Livro Nacional (Português).
Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco


As personagens principais chamam-se Simão Botelho e Teresa de Albuquerque que pertencem a famílias distintas, que se odeiam. Os dois acabam por se apaixonar, mas as famílias tentam terminar com esse amor. O pai de Teresa acaba por a mandar para um convento.
Simão, sozinho, permanece na casa de um ferreiro devedor de favores ao seu pai. A filha do ferreiro, Mariana, acaba também por se apaixonar por Simão, constituindo um triângulo amoroso. Teresa e Simão mantêm contacto por cartas. Este, numa tentativa de resgatar Teresa do convento, acaba por balear o primo de Teresa, Baltasar, e é condenado à forca.

Opinião: Camilo Castelo Branco prende-nos à leitura do principio ao fim. Nos envolve com o triângulo amoroso existente e até as pessoas que não gostam de uma história de amor, irão gostar de Amor de Perdição.

Tipo: Livro/Romance.
Ano: 1862.
Número de páginas: 192.

13/06: Espanha - Holanda; (5-1; Perde Espanha)*
*Nunca conseguiria prever um final de jogo assim, com a campeã da Europa e do Mundo a perder por tanto.
Livro Estrangeiro.
O Legado 731 de Joe Moore & Lynn Sholes


Sinopse
Quando um homem vitimado por uma terrível doença entra nas instalações da Satellite News Network e, pouco antes de morrer, murmura duas palavras ao ouvido de Cotten Stone — «Agulhas Negras» — ninguém podia prever que poucos dias depois mais mortes se seguiriam em todo o mundo. Quando o cardeal John Tyler, o amor impossível de Cotten, adoece, Cotten apercebe-se de que a epidemia não se deve a causas naturais. Durante uma alucinante investigação, da Coreia do Norte até ao castelo do próprio Drácula, ela descobre uma terrível atrocidade da segunda guerra mundial, uma mancha chocante no passado da América, bem como um grupo de bombistas modernos armados com micróbios letais em vez de explosivos.
Um acordo fatal com um velho inimigo pode ser a única forma de Cotten salvar John e toda a Humanidade. Mas poderá ela arriscar-se a vender a alma ao Filho da Aurora?

Opinião: Além de ser um livro para lazer, também é muito educativo. É um livro muito complexo, para perceber algumas partes na estória tive que pesquisar algumas coisas. É uma mistura de Religião, História e outros. Ainda assim, é um livro que dá interesse e curiosidade do leitor.

Ano: 2009.
Número de páginas: 292.

13/06: Chile - Austrália; (3-1; Perde Austrália).
Livro Estrangeiro.
Marcada de PC. Cast & Kristin Cast



Sinopse:
Marcada é o primeiro livro da série "House Of Night" (traduzindo: Casa da Noite).
Os livros narram a estória de Zoey Redbird, uma adolescente de 16 anos que é marcada pela deusa Nyx (a personificação da noite) e tem que se mudar para House Of Night, onde deve enfrentar o período de transformação. Ela deixa para trás os amigos, o namorado e a família, que inclui um padrasto hipócrita, uma mãe submissa e dois irmãos problemáticos. Lá ela terá um treinamento necessário para a sua vida adulta como vampira. Passará por várias transformações, que podem torná-la vampira, ou matá-la, caso o seu corpo rejeite a mudança.

Opinião: É um livro muito fácil de ler. Não só o primeiro "Marcada", mas todos. Ao início achei que fosse uma imitação rasca dos livros da Stephenie Meyer, "Crepúsculo", mas cheguei à conclusão que não. A personagem principal chega a irritar (na minha opinião) devido ao seu egocentrismo, no entanto, gostei muito do enredo.

Ano: 2009.
Número de páginas: 328.

14/06: Colômbia - Grécia; (3-0; Perde Grécia)
Livro Estrangeiro.
A Criança Que Não Queria Falar de Torey Hayden


Sinopse:
Esta é a história verídica e comovente da relação entre uma professora que ensina crianças com dificuldades mentais e emocionais e a sua aluna, Sheila, de seis anos, abandonada por uma mãe adolescente e que até então apenas conheceu um mundo onde foi severamente maltratada e abusada. Relatada pela própria professora, Torey Hayden, é uma história inspiradora, que nos mostra que só uma fé inabalável e um amor sem condições são capazes de chegar ao coração de uma criança aparentemente inacessível. Considerada uma ameaça que nenhum pai nem nenhum professor querem por perto de outras crianças, Sheila dá entrada na sala de Torey, onde ficam as crianças que não se integram noutro lugar. É o princípio de uma relação que irá gerar fortes laços de afecto entre ambas, e o início de uma batalha duramente travada para esta criança desabrochar para uma vida nova de descobertas e alegria.

Opinião: O livro fala do abandono, de crianças difíceis que precisam apenas de ser amadas. Foi um livro que me tocou e é um dos meios favoritos.

Ano: 2007.
Número de páginas: 240.

14/06: Uruguai - Costa Rica; (1-3; Perde Uruguai)
Livro Estrangeiro.
Nunca Me Esqueças de Lesley Pearse


Sinopse:
Até onde iria por amor?
Num dia…
Com um gesto apenas…
A vida de Mary mudou para sempre.
Naquele que seria o dia mais decisivo da sua vida, Mary - filha de humildes pescadores da Cornualha - traçou o seu destino ao roubar um chapéu.
O seu castigo: a forca.
A sua única alternativa: recomeçar a vida no outro lado do mundo.
Dividida entre o sonho de começar de novo e o terror de não sobreviver a tão dura viagem, Mary ruma à Austrália, à época uma colónia de condenados. O novo continente revela-se um enorme desafio onde tudo é desconhecido… como desconhecida é a assombrosa sensação de encontrar o grande amor da sua vida. Apaixonada, Mary vai bater-se pelos seus sonhos sem reservas ou hesitações. E a sua luta ficará para sempre inscrita na História.
Inspirada por uma excepcional história verídica, Lesley Pearse - a rainha do romance inglês - apresenta-nos Mary Broad e, com ela, faz-nos embarcar numa montanha-russa de emoções únicas e inesquecíveis.

Opinião: Achei que fosse mais uma história de amor linda, tirada de um conto de fadas mas admirei-me. O livro é muito pesado emocionalmente. Surpreendeu-me bastante e por isso, gostei dele.

Ano: 2008.
Número de páginas: 432.

14/06: Inglaterra - Itália; (1-2; Vence Itália)
Livro Nacional (Português).
Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago



Sinopse:
Um motorista parado no sinal descobre que está subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.

Opinião: Este livro dá uma lição de vida a muitas pessoas. Mostra a importância da visão. É um livro muito "sofredor" e um tanto quanto "violento", mas garanto que é muito bom.

Ano: 1995.
Número de páginas: 310.

15/06: Suiça - Equador; (2-1; Vence Suiça)
Livro Nacional (Português)

Boca do Inferno de Ricardo Araújo Pereira


Sinopse:
É habitual um autor best-seller ganhar prémios de literatura? Pois... não é. Mas Ricardo Araújo Pereira é único.
O único autor que faz rir Portugal inteiro e que transformou o humor inteligente num esmagador fenómeno de popularidade. O único humorista que é em simultâneo um grande escritor, e cujas qualidades literárias são inquestionáveis e reconhecidas por todos.

Opinião: Devo dizer que me ri imenso com o livro. E, às vezes, volto a ler. Ricardo Araújo Pereira é um grande humorista português e consegue também escrever de uma maneira espectacular, maravilhosa e divertida.
Boca do Inferno é uma colectânea de peças humorísticas escritas por ele.

Ano: 2007.
Número de páginas: 296.

15/06: França - Honduras; (3-0; Vence França)
Livro Nacional (Português).

O Dia Em Que Te Esqueci de Margarida Rebelo Pinto


Sinopse:
Quando amamos alguém, não perdemos só a cabeça, perdemos também o nosso coração. Ele salta para fora do peito e depois, quando volta, já não é o mesmo, é outro, com cicatrizes novas. Às vezes volta maior, se o amor foi feliz, outras, regressa feito numa bola da de trapos, é preciso reconstruí-lo com paciência, dedicação e muito amor-próprio. E outras vezes não volta. Fica do outro lado da vida, na vida de quem não quis ficar do nosso lado.

Opinião: Não acho que seja o melhor livro dela, no entanto, tudo no livro me agradou. É um livro que também nos faz pensar quando esqueceremos o nosso verdadeiro amor.

Ano: 2009
Número de páginas: 184.

15/06: Argentina - Bósnia; (2-1; Vence Argentina)
Livro Nacional (Português)

O Último Segredo de José Rodrigues dos Santos


Sinopse:
Uma paleografa é brutalmente assassinada na Biblioteca Vaticana quando consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia, o “Codex Vaticanus”. A polícia italiana convoca o célebre historiador e criptanalista português, Tomás Noronha, e mostra-lhe uma estranha mensagem deixada pela assassino ao lado do cadáver.
A inspectora encarregada do caso é Valentina Ferro, uma beldade italiana que convence Tomás a ajudá-la no inquérito. Mas a sucessão de homicídios semelhantes noutros pontos do globo leva os dois investigadores a suspeitarem de que as vítimas estariam envolvidas em algo que as transcendia. Na busca da solução para os crimes, Tomás e Valentina põem-se no trilho dos enigmas da Bíblia, uma demanda que os conduzirá à Terra Santa e os colocará diante do último segredo do Novo Testamento. 

Opinião: O escritor José Rodrigues dos Santos retrata muito a religião, principalmente os assuntos da Igreja. Como já vem sendo habitual nos seus livros, o escritor coloca como protagonista o historiador e criptanalista Tomás de Noronha para investigar primeiro a morte de uma amiga, que é brutalmente assassinada na Biblioteca do Vaticano. No entanto, depressa se seguem mais duas mortes semelhantes: um outro historiador aparece degolado à entrada do Chester Beatty Library em Dublin onde o espólio de Bíblias é ainda melhor do que no Vaticano e um conceituado professor também aparece morto com o mesmo modus operandi junto à casa Balabanou. Junto aos cadáveres é sempre deixado um enigma que Tomás desvenda facilmente. Num instante, ele liga esses enigmas às fraudes inseridas no Novo Testamento e a uma seita religiosa denominada Sicarii. 
Pelo meio, junta-se a história de Virgem Maria, de Jesus Cristo.
Gostei muito do livro.

Ano: 2011.
Número de páginas: 564.

15/06: Costa do Marfim - Japão; (2-1; Perde Japão)
Livro Estrangeiro.

O Céu Existe Mesmo de Todd Burpo e Lynn Vicent


Sinopse:
Colton Burpo tinha quatro anos quando foi operado de urgência. Meses mais tarde, começou a falar daquelas breves horas em que esteve entre a vida e a morte, e da sua extraordinária visita ao céu. O seu relato só agora foi revelado pelos pais. E tornou-se num fenómeno editorial sem precedentes.
Foi em 2003 que o pequeno Colton, sentado na sua cadeirinha no banco de trás do carro, começou a falar sobre os anjos que o tinham visitado durante a operação à apendicite aguda... O pai, sacerdote, nem queria acreditar. Estacionou, respirou fundo, e fez algumas perguntas ao filho. E o miúdo respondeu, sem dar muita importância ao assunto. Falou do que viu, dos seus encontros com Deus e com Jesus, das visões que teve durante a cirurgia, da mãe e do pai a rezarem enquanto ele era operado. Foi apenas o início. Colton tinha de facto visitado o céu, e trazia consigo uma importante mensagem para partilhar.

Opinião: O livro toca o coração do leitor mesmo acreditando ou não em Deus ou/e se existe vida ou não para além da morte. Este livro ressuscita questões como: Há vida para além da morte? O que existe no céu? Há milagres?

Ano: 2010.
Número de páginas: 159.

16/06: Alemanha - Portugal; (4-0; Perde Portugal).
(País que eu torcia, não apostei)

16/06: Gana - EUA; (1-2; Vence EUA)
Livro Nacional (Português).

A Lua De Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez


Sinopse:
É a história de Joana que perdeu recentemente a sua melhor amiga, Marta, devido a uma overdose. O livro pode ser considerado uma espécie de diário (apesar de não o ser) em que Joana escreve cartas para a sua amiga que já morreu. Conta-lhe todos os acontecimentos do seu dia a dia. No meio do quarto de Joana há uma lua suspensa do teto por uma corrente, um baloiço imaginado.

Opinião: É um livro muito emocionante e que dá uma lição de vida aos adolescentes.

Ano: 1994.
Número de páginas: 156.

16/06: Irão - Nigéria. (0-0; Empate)
Tal como falou a Tatii, irei escolher se falo sobre um livro estrangeiro ou nacional.

O Segredo de Rhonda Byrne


Sinopse:
A autora, Rhonda Byrne, descobriu que a maioria das pessoas que têm ou tiveram sucesso conheciam um Grande Segredo, e dá exemplos que vão desde Einstein a Galileu Galilei. A partir dessa descoberta, ela foi procurar pessoas que actualmente conhecessem o Segredo e vivessem de acordo com ele (como por exemplo o autor de Conversas com Deus ou o autor de Os Homens São de Marte as Mulheres São de Vénus). Falou com elas, entrevistou-as, e através do testemunho delas vai explicando no livro a "lei da atracção": nós atraímos aquilo que queremos atrair e, se queremos atrair o sucesso, conseguimos atrair o sucesso.
Na origem do livro está um documentário feito para a televisão australiana que se tornou num sucesso global.

Opinião: Este livro explica muitas coisas que nós desconhecíamos. Achei interessante.

Ano: 2007.
Número de páginas: 204.

E aqui está.

Sem comentários:

Enviar um comentário